A Fortaleza de São Pedro e São Paulo foi mandada construir por Zar Pedro I, o Grande. O edifício está formado por seis muralhas e seis bastões. No seu interior podem-se visitar: o cais, os armazéns de artilharia, a Catedral dos Santos, a torre de 122 metros desenhada por Rinaldi e o relógio de estilo holandês que a cada seis horas toca o hino nacional.
O Museu Ermitage, (3ª-Domingo 10:00 às 17:00) é o museu maior do mundo, tem 24 Km. de percurso, pelo que deverá dedicar-lhe muito tempo dentro da sua visita. A colecção começou sobre o mandato da Zarina Catalina II, em 1767. Dado o tamanho da colecção construiu-se um palácio anexo para a albergar. O museu abriu em 1852 e tem 420 salas, que se estima ter 2.700.000 obras.
Parte da coleção de Ermitage, é o palácio de Inverno dos czares da Rússia. Os quartos do palácio encontram-se recobertos de mármores e ouro, e tudo dentro do palácio evidencia a enorme riqueza da realeza russa.
A Catedral da Ressurreição ou de São Salvador datada do século XIX, foi construída pelo arquitecto Parland no mesmo lugar onde foi assassinado o Zar Alejandro II. O Zar Alejandro II “Zar Libertador” passou à história já que em 1861 liberou os campesinos da escravatura. Esta magnífica Catedral é de estilo russo do século XVII e nas suas paredes tem aproximadamente uns trezentos mosaicos distintos entre si.
Catedral e Praça de São Isaac, é uma das zonas mais interessantes da cidade. Parte do conjunto são: o Museu dos Instrumentos, o Museu de Numismática, Museu Postal Popov, o Palácio Naryskin de 1760 e a Catedral de São Isaac. A Catedral de São Isaac, é a maior da cidade, pode albergar a 14000 visitantes. No seu interior encontra-se o famoso Pêndulo de Foucault.
O Pushkin Casa-Museu (4ª-2ª10:30 às 17:30) encontra-se na zona de Moika, num apartamento que ocupou o escritor até a sua morte em 1817. No interior podem-se ver os pertences do escritor. Se visita este museu, deve ir de metro, pois a paragem Pushkin é uma das mais formosas desta obra de engenharia. O metro de São Petersburgo, é o mais profundo do mundo.
A Casa-Museu de Dostoecsky (3ª a Domingo 11:00 às 18:00), encontra-se no apartamento que ocupou o escritor quando se mudou a cidade em 1878. Foi aqui onde escreveu a sua obra cume “Os irmãos Karamazov”.
Na zona do casco antigo, também podemos visitar: a Praça da Revolução na qual está o Museu da Grande Revolução Socialista de Outubro; a Mesquita, que imita a de Gur de Samarcanda; e A Academia Naval Nachimov onde está o barco Aurora, este barco entrou na história ao ser quem derrubou as portas do Palácio de Inverno na revolução de 1917.
Nos arredores da Praça Suvorovskaya podemos visitar: o Palácio Slatikov, o Palácio Bezkoy e o Palácio Aparksiny. Este último conhecido como o palácio de mármore pois está totalmente construído nesse material. Na actualidade alberga o Museu Lenin. Uma passagem pelos campos de Marte, é a maneira correcta de culminar um recorrido por esta zona.
A principal artéria da cidade de São Petersburgo tem 4 km. de largura e chamase Nevski. Aqui poderemos visitar: O Palácio dos Dux, de estilo veneziano; a Casa das Artes e o Café dos Literatos, ambos construídos por Stasov; o Palácio Stroganov; a Igreja Holandesa, cópia do Mausoléu Diocleciano de Split; o Templo Luterano dos Santos Pedro e Pablo; a Igreja de Santa Catarina; a Casa dos Mercadores construída no ano 1761; e o Mosteiro de Aleksander Nevski, um recinto amuralhado que contém vários cemitérios e sete igrejas.
A Catedral Kazan foi construída entre 1801 - 1811 pelo arquitecto Andrei Voronikhin. Esta catedral foi inspirada pela Basíliaca de São Pedro em Roma e pretendia-se que fosse a principal Igreja Ortodoxa do país. Depois da guerra de 1812 em que Napoleão foi derrotado, a igreja tornou-se um monumento à vitória.
A Catedral Valimir Mãe de Deus ficou completa em 1783 e é uma das igrejas mais antigas de São Petersburgo. Apresenta uma combinação de barroco e estilos arquitectónicos clássicos.
O centro histórico de São Petersburgo é classificado como Património Mundial da Humanidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário